Em resposta à questão
344 de O Livro dos Espíritos, sobre o momento de união da alma e do corpo, eles
nos informam que "A união começa na concepção,
mas não se completa senão no momento do nascimento. ...".
Em A Gênese, Capítulo XI, item 18, vamos encontrar "Quando o Espírito deve
se encarnar num corpo humano em via de formação, um laço fluídico, que não é
senão uma expansão do seu perispírito, o prende ao germe para o qual se sente
atraído por uma força irresistível desde o momento da concepção.
Concepção, segundo o Novo Dicionário Aurélio, do latim conceptione, é
"o ato ou efeito de conceber ou de gerar (no útero); geração.
Diferente de fecundação,
que é o ato ou efeito de fecundar (tornar capaz de conceber ou gerar: fecundar
uma mulher.
Essas definições do Aurélio nos indicam que:
1) fecundação é o momento de encontro do
espermatozóide com o óvulo (conforme enciclopédia Delta Larousse) e
2) concepção é o desenvolvimento do embrião a
partir de sua nidação (alojamento do ovo ou zigoto no útero - endométrio), o
que acontece no 5º ou 6º dia após a fecundação.
Note-se que pode acontecer, inclusive, embora seja um caso raro, de haver
concepção sem que tivesse ocorrido a fecundação (partenogênese).
Embora para muitos pareça uma distinção desnecessária, por muitos verem
conceber e fecundar, erradamente como sinônimas, estou levantando essa questão
porque é comum, entre alguns Espíritas, o entendimento de que essa ligação
(alma-corpo) se dá no momento da fecundação, que acabou sendo reforçado pela
narrativa de André Luiz (errônea) da reencarnação do Espírito Segismundo, no
capítulo 13 do livro Missionários da Luz.
Em resposta à questão
344 de O Livro dos Espíritos, sobre o momento de união da alma e do corpo, eles
nos informam que "A união começa na concepção,
mas não se completa senão no momento do nascimento. ...".
Em A Gênese, Capítulo XI, item 18, vamos encontrar "Quando o Espírito deve
se encarnar num corpo humano em via de formação, um laço fluídico, que não é
senão uma expansão do seu perispírito, o prende ao germe para o qual se sente
atraído por uma força irresistível desde o momento da concepção.
Concepção, segundo o Novo Dicionário Aurélio, do latim conceptione, é
"o ato ou efeito de conceber ou de gerar (no útero); geração.
Diferente de fecundação,
que é o ato ou efeito de fecundar (tornar capaz de conceber ou gerar: fecundar
uma mulher.
Essas definições do Aurélio nos indicam que:
1) fecundação é o momento de encontro do
espermatozóide com o óvulo (conforme enciclopédia Delta Larousse) e
2) concepção é o desenvolvimento do embrião a
partir de sua nidação (alojamento do ovo ou zigoto no útero - endométrio), o
que acontece no 5º ou 6º dia após a fecundação.
Note-se que pode acontecer, inclusive, embora seja um caso raro, de haver
concepção sem que tivesse ocorrido a fecundação (partenogênese).
Embora para muitos pareça uma distinção desnecessária, por muitos verem
conceber e fecundar, erradamente como sinônimas, estou levantando essa questão
porque é comum, entre alguns Espíritas, o entendimento de que essa ligação
(alma-corpo) se dá no momento da fecundação, que acabou sendo reforçado pela
narrativa de André Luiz (errônea) da reencarnação do Espírito Segismundo, no
capítulo 13 do livro Missionários da Luz.
Reflitamos,
se a "força irresistível que atrai o espírito para o germe" (A
Gênese) tem como fato gerador o encontro do espermatozóide com o óvulo
(fecundação), então muitos espíritos estariam jungidos a embriões congelados em
laboratórios, sabe-se lá por quanto tempo, alguns por mais de 10 anos, em casos
de inseminação artificial, mas se a "força irresistível que atrai o espírito para o germe" tem como
fato gerador a nidação (acolhimento do germe pelo útero materno), então não há
a hipótese de espíritos ligados a embriões congelados.
A nidação, se enquadra mais adequadamente ao termo "concepção"
utilizado pelos Espíritos em O Livro dos Espíritos e por Kardec em A Gênese..
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