segunda-feira, 6 de maio de 2013

Análise da Música "ENCONTROS E DESPEDIDAS'





“Encontros e Despedidas” é uma música da cantora brasileira Maria Rita. Foi tema de abertura da novela “Senhora do Destino”, exibida na Rede Globo, e possui uma letra linda e digna de ser analisada. Vamos lá?

Em “Encontros e Despedidas” percebem-se claras evidências sobre a doutrina espírita. Na letra, os autores traçam uma relação entre o vai e vem de pessoas que passaram pela Terra. As evidências são claras: quem perdeu um ente querido fica querendo ter notícias do outro (na outra dimensão da vida). E quem partiu pede uma lembrança boa, uma prece de quem ficou.

Podemos perceber também que o intuito de estarmos aqui, de estarmos vivos, é de evoluir cada vez mais e de, num futuro próximo, retornarmos melhores e mais espiritualizados.Para os autores, a vida é uma estação e todos os dias é um vai e vem. Alguns renascendo e outros desencarnando. Existem aqueles que vêm à vida para ficar e cumprir seus planos. Outros renascem, porém têm medo dos compromissos, ou das provas e querem regressar.

Em resumo, para os compositores da música, a vida seria uma plataforma da estação de chegada e partida. Estamos na Terra com o intuito de crescer, de fazer o bem. Sempre que passamos por aqui algo de novo é acrescentado e assim se segue.

Essa música não é uma música dita espírita, foi composta por compositores não espíritas, mas contém elementos que remetem ao que a doutrina espírita fala. Analisem:


ENCONTROS E DESPEDIDAS
Composição: M. Nascimento e F. Brant

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário