domingo, 30 de setembro de 2012

A Água Fluidificada e o Espiritismo




O que é água fluidificada?


Kardec nos diz em O Livro dos Mediuns: "Esta teoria nos dá a solução de um fato bem conhecido do magnetismo, mas inexplicado até hoje — o da mudança das propriedades da água através da vontade. O Espírito agente é o do magnetizador, na maioria das vezes, assistido por um Espírito estranho; ele opera uma transformação com o auxílio do fluido magnético que, como já foi dito, é a substância que mais se aproxima da matéria cósmica ou elemento universal. Se ele pode operar uma modificação nas propriedades da água, pode, igualmente, produzir um fenômeno análogo sobre os fluidos do organismo e, daí, o efeito curativo da ação magnética convenientemente dirigida."


Água fluidificada, então existe?   


O que seria "fluidificar" água? Que conceito científico é aplicado nesse caso?


Lembro que Kardec chamou acima de "TEORIA" e deste modo não trata o assunto como POSTULADO DOUTRINARIO.


EXATAMENTE por conta das propriedades da água e das propriedades magnéticas, é impossível fluidificar a água como se afirma nos CE´s.


O termo "água fluidificada" é um pleonasmo. A água em estado líquido ou gasoso (vapor) é um fluido porque não "resiste de forma permanente às mudanças de formas provocadas pela pressão". Como se “fluidifica” algo que já é um fluido, ou seja, a água?
Allan Kardec utilizou, na Revista Espírita de 1860, o termo "água Espiritualizada" ('eau Spiritualisée'), mas é comum também vermos em Léon Denis "água magnetizada". Todos os termos têm seus inconvenientes.

E por quê?


Porque isso significaria a criação de um campo magnético mensurável. As moléculas de água também se alterariam, pois fluidificar - que é a mesma coisa que ENERGIZAR - alteraria as propriedades materiais da substância.

Uma coisa é certa, não se pode alterar a molécula da água (H2O), o que se pode fazer é alterar a composição atômica de cada átomo da molécula da água como um Hidrogênio mais pesado ²H (D2O) ou super-pesado ³H (T2O) ou 18O.

O T2O (³H2O) é corrosivo e prejudicial a saúde.


O D2O (²H2O) em ratos e cães causaram esterilidade irreversível e se dadas em altas doses causavam até a morte. Em seres humanos não há perigo a não ser que haja ingestão exagerada de D2O por longos períodos.

A fluidificação ou magnetização da água:
- não altera a molécula da água, pois se alterasse não seria mais água.
- não cria isotopos de Hidrogênio nem de Oxigênio senão teríamos casos de pessoas passando mal por ingestão de T2O (³H2O) ou, sem ironia, teríamos fábricas, espalhadas pelo mundo, de D2O (²H2O) com médiuns de magnetismo na linha de produção

Energia não se cria, nem se esgota. Energia se transforma - ESSE é o principio físico. E a doutrina nos manda sempre respeitar a ciência.


Se você energiza um copo de água - que não é espírito (e portanto não guarda a mesma receptividade como num passe) ela teria obrigatoriamente que apresentar as seguintes condições alternativas:


- Teria que ficar aquecida, ou;


- Teria bolhas provocadas por alguma ionização, ou;


- Teria um campo magnético capaz de ser medido por um simples voltímetro, ou;


- Emanaria radiação passível de ser mensurada em escalas de espectros de radiação.



Desconheço qualquer estudo que tenha apontado alterações nestas condições.


Não podemos crer em magia ou misticismo apenas porque ocorrem em uma casa espírita. 


Como uma "pilula" espiritual pode curar alguém, se a doutrina espírita nos ensina que toda "cura" espiritual depende exclusivamente do MÉRITO?


Exatamente por isso mesmo temos que ser criteriosos. Um copo de água não é algo etéreo que não possa ser visto nem analisado. Não é como um fenomeno mediunico, onde se lida com a vontade humana e equilibrio psicológico tênue com forças espirituais.


Um copo de água é um recipiente de sílica vitrificada contendo quantidade qualquer de H20. Tanto as propriedades da sílica quanto da água são largamente conhecidas no meio científico.


Sendo assim, dados os parâmetros físicos e materiais da água - e do copo - não seria de se esperar que ALGUEM já tivesse tido a curiosidade de fazer uma análise fisico-química da tal "água fluidificada"?


A Genese é uma obra já conhecida por conter algumas inverdades científicas, pois Kardec a aproveitava para publicar algumas de suas teorias.


Mas, podemos começar pelo começo: fala-se em "magnetização" da água. Ora, magnético é o objeto capaz de reter ou produzir campos magnéticos.


A pergunta inicial seria: a água é capaz de reter campos magnéticos?


Andei pesquisando sobre as propriedades da água e tive alguns dados para complicar essa história.


Para começar, de que água falamos?


A água já não é mais apenas H2O. Infelizmente, para complicar para o lado do A Genese, a água moderna vem repleta de sais minerais, cloro e flúor.


Portanto, enquanto a água realmente possua capacidade de condutividade elétrica, ela se torna cada vez menos "magnetizável", ou seja, tem ZERO de chance de reter campos magnéticos pelo fato de conter substâncias misturadas que são notáveis não condutores elétricos.


Em cada região, em cada cidade do Brasil, a água apresenta diferentes configurações. Já não falamos mais de água, desta forma e sim de alguma outra coisas que sai de nossas torneiras.


Pois bem... Se a água é incapaz de reter campos magnéticos, ela não é magnetizável. 


Tem o mesmo efeito da hóstia ou da água benta.


A questão aqui é mesmo de natureza científica. Com água ou sem água o resultado depende do mérito moral.


Se começarmos a acreditar que uma substância material pode efetuar a cura, vamos ter que esquecer, então, o que a codificação nos informa que a cura espiritual advém do mérito moral...


Qualquer jarro de água que você deixar em qualquer lugar vai liberar bolhas de água derivadas das diversas reações físico-quimicas que ali ocorrem.


Bolhas em um copo de água significam liberação de gases (CO2, por exemplo, se ali contiverem elementos para tal). Ou ainda sinal de aquecimento da água. Verifique a temperatura da água quando isso ocorrer


Eu vejo o copo de água que fica no meu criado mudo sempre amanhecer com bolhas.

Isso seria fluidificação?


Não creio


Se a água fluidificada, em tese, é água magnetizada e se objetos ou substancias magnetizadas irradiam um campo magnético e se um campo magnético pode ser medido por qualquer instrumento da Terra, pergunto:


- Alguém já mediu o campo magnético da tal água fluidificada?


Ou as pessoas só acreditam por acreditar?


Afinal, se falou-se em magnetismo, falou-se em física. E física é uma ciência...


O que estou dizendo é que tanto a água benta como a fluidificada funcionam para quem tem fé !!! 



Não adianta nada eu tomar um litro de água fluidificada se não acredito que vá me fazer bem. Da mesma forma, ocorre com a água benta ! Não é só porque um padre coloca as mãos em cima do "pote com a água" que ela fará algum efeito, se a pessoa não acreditar .Isto me foi dito por um padre com mais de 25 anos de sacerdócio, ok ?


Sua fé não agiria independente da água?


Eu tomo Captopril e Benzilato de Anlodipino sem fé e me curo da pressão alta quando ela sobe..   


A água fluidificada não está cientificamente demonstrada. De todos os supostos fenomenos nomeados pelo Espiritismo é justamente o mais material de todos, o que lida diretamente com matéria fácil de ser encontrada e manipulada.


Sendo assim, é de se estranhar que justamente algo tão material não tenha deixado conclusões contundentes para a ciência academica. O que é "mudar as propriedades da água"? O que acontece com os dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio neste processo? E de que água estamos falando? Daquela que contém elementos quimicos retendores de magnetismo das fontes de que lugar? A água destilada pode ser fluidificada? A água do mar pode ser fluidificada? Quando alguém magnetiza a água as demais substancias nela contidas ficam inertes?


Muita matéria, muitos anos de estudo e... nada.


Isso é MUITO DIFERENTE do que tentar provar a existencia do espirito imaterial.
Seguir a codificação também significa "avançar com a ciência", pois esta é a recomendação do mesmo Kardec.


Fonte: Comunidade Eu Sou Espírita - Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário