sábado, 6 de outubro de 2012

O Maior Brasileiro De Todos Os Tempos





Decidi escrever esse tópico como se fosse uma carta ao Chico refletindo no que significou a "vitória" dele no programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos":
'Parabéns, Chico.
“Ao vencedor, as batatas”.
Mas, me pergunto se você, Chico quereria ou necessitaria de tanta fanzoquice em torno de sua pessoa, que nunca quis chamar a atenção para si.
Será que você, que preferiu desencarnar num dia em que o povo estivesse muito alegre, exatamente para não chorarem sua morte e assim não chamar as atenções para si mesmo, quereria agora chamar a atenção para si ganhando um certame que não significa absolutamente nada? Creio que não.

Então, para quem ou o que serviu o “Maior Brasileiro de Todos os Tempos”? Para o Chico, pessoa não serviu, e muito menos para o Chico espírito; também não serviu para ser reconhecido, pois quem já o reconhecia continuou a reconhecer assim como quem não o reconhecia prosseguiu sem reconhecer.
Atrevo-me a arriscar duas respostas concomitantes:
serviu para a emissora que promoveu o certame, pois aumentou o IBOPE e para inflar os egos já inflados dos que torceram desmedidamente por você, Chico, esquecidos de que você mesmo, talvez, preferisse a humildade anônima de quem faz


Por isso, “Ao vencedor, as batatas”. Mas, me desculpe dizer, não foi você quem venceu e sim aqueles que torceram por você,esquecidos de que “vencer” não é ganhar uma disputa contra os outros se valendo das qualidades de um atleta, mas é sim, ganhar um disputa diária contra si mesmo, se valendo de sua própria reforma intima.
Só para explicar a historia das batatas, o filósofo Quincas Borba, de Machado de Assis, evoca uma história sobre duas tribos famintas diante de um campo de batatas, suficientes apenas para alimentar um dos grupos. Com as energias repostas, os vencedores podem transpor as montanhas e chegar a um campo onde há uma grande quantidade de batatas.
Então, Quincas Borba finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".'
É claro que a carta não é dirigida ao Chico Xavier, mas sim a todos que vibraram com a vitória dele (?) como se a mesma representasse mudança em relaçao à doutrina, fazendo-a mais reconhecida pelos não espíritas (doutrina que não é nem mesmo conhecida por muitos espiritas) ou principalmente, que essa vitória, pela qual fizeram um carnaval, significasse que uma mudança mágica ocorresse de repente nos corações dos torcedores por Chico, mas eles continuaram os mesmos: alguns, orgulhosos; outros egoistas e ainda outros ambos.


Há também o fato de para validar o certame, deveria haver um auditor para conferir as votações, via site e via SMS, do mesmo modo que as 5 edições de A Fazenda tem, quando o Brito Jr. anuncia o eliminado da semana ,que as votações sao auditadas pela BDO e tambem no porgrama RIO de PREMIOS, no qual os apresentadores ao sortearem os talões sempre os mostram ao auditor da LOTERJ.
  
Só o MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS não teve auditor, em nenhuma das eliminatórias ou nas 3 semifinais e menos ainda na final. Na ficha de Carlos Nascimento so constava os nomes dos vencedores, como vocês podem notar pela foto acima, sem sequer o percentual de votos. Como ele sabia então que Chico "venceu" com cerca de 71%? Intuição do além? A transparência do programa, a meu ver, fica assim, extremamente prejudicada.

E eu me sinto muito tranquilo para dizer isso pois não houve auditoria para nenhum, repito, 12 candidatos, mas sei que muitos "espiríticos" não concordarão comigo, afinal Chico "venceu" e isso - para eles - é só o que importa, mesmo que isso não signifique nada para a DOUTRINA.

3 comentários:

  1. Excelente avaliação Jorge! Realmente, para uma personalidade como a do Chico, tal título não adiantaria em nada... apenas um "título", que efetivamente não produzirá frutos.

    ResponderExcluir
  2. Olha nada contra a pessoa de Chico Xavier, que sem dúvida foi um ótimo brasileiro e e deu o melhor de sí para o bem comum, mas...infelizmente o sistema de votação do SBT foi extremamente infeliz e deixou dúvidas quanto á sua credibilidade, não havia auditoria responsável e qualquer fiscalização,acho que se fosse feito de outro modo e não só na Internet dificilmente ele ganharia o programa.

    ResponderExcluir