domingo, 14 de agosto de 2011

Matrix : Qual Pílula Você Escolhe?




No primeiro filme da trilogia temos um conceito determinante que permeia toda a série com um lado filosófico tão sutil quanto profundo e que paramos muito pouco para pensar: a questão da verdade em oposição ao ilusório.

O personagem Neo procurava a resposta, nas palavras de Trinity, à “pergunta que nos impulsiona”: o que é a verdade? Morpheus lhe responde: "Que você é um escravo” e lhe explica que o mundo no qual vive não é o mundo real e verdadeiro. E Morpheus (nem vão este nome, dado que é o Deus dos Sonhos na mitologia grega) dá a possibilidade a Neo de escolher entre tomar a pílula azul ou a vermelha. Tomando a azul, Neo voltará à sua ilusória e superficial vida; se optar pela pílula vermelha, conhecerá a verdade que está por detrás do mundo que julga ser real. Neo arrisca e opta pela pílula vermelha, conhecendo, finalmente, a complexa verdade por detrás do seu mundo de aparências.

A partir deste simples enunciado entre a dicotomia do mundo real e do mundo ilusório ou aparente, levantam-se muitas leituras filosóficas e religiosas. Estas pílulas representam, também, uma metáfora da condição humana: o homem que se resigna de forma dogmática e aceita passivamente tudo o que existe à sua volta ou o homem que deseja libertar-se e conhecer a verdade absoluta das coisas e o acesso ao conhecimento?

E essa dualidade existente em Matrix vai desde o nome “matrix”, que vem do sânscrito “maya”, que significa ‘ilusao’ e do complemeto “trix”, que significa três , que no hinduismo representa as 3 ilusoes, que ocultam a realidade: a ilusão física, a ilusão psíquica e a ilusão espiritual.
Outras fontes que inspiraram Matrix foram “Alice Através do Espelho”, onde Alice tem que escolher entre beber o liquido azul ou o liquido vermelho. Ou a “Alegoria da Caverna” de Platão, em que se prova que os homens podem viver no mundo das sombras julgando que representam a realidade das coisas.


Mas, e o espiritismo? Qual a relação de tudo isso (sânscrito, hinduismo, Alice, Platão, realidade x ilusão) com o espiritismo? Nada, se pensarmos que não está tacitamente escrito na codificação, mas muito se ousarmos pensar fora do quadrado em que fomos acondicionados e particularmente, eu acho que a reflexão tem muito a ver com o espiritismo, pois o que se vê são diversos espiritas vivendo ilusões como se verdades fossem, vivendo sem refletirem a pílula azul que optaram em tomar, numa ilusória e superficial vida de crenças. Já outros, mas sabiamente, preferiram conhecer a complexa verdade por detrás do mundo de aparências e optaram pela pílula vermelha.

Qual pílula voces preferem: a azul, de André Luiz, Emmanuel e Joanna, entre outros ou a vermelha, de Kardec e da Codificação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário