sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Necessidade - Kirk ou Spock?

Este artigo, visto que os meus ultimos tem sido mais tipo pesquisas, é uma tentativa de não ser tão claro e para ser mais filosófico e debatível segundo o que a doutrina espírita fala a respeito. Permitam-me ir a uma viagem na qual o espírito é a fronteira final para pesquisar novas perguntas, filosofar novas velhas idéias e audaciosamente ir onde poucos foram.



Como vocês podem ver pela pergunta, sou fã de Jornada Nas Estrelas (a série clássica, com Kirk, Spock e McCoy) e mesmo numa série de ficção para entretenimento, podemos tirar questões filosóficas. Lembro de dois episódios em que os dois personagens principais discorrem sobre a questão da necessidade:

O Senhor Spock disse ao se sacrificar para salvar a tripulação da Enterprise:
- "A NECESSIDADE DE MUITOS SOBREPÕE A DE POUCOS, OU DE UM."



O Capitão Kirk disse ao arriscar sua nave, a Enterprise e toda a sua tripulação, para salvar Spock:
- "A NECESSIDADE DE UM, AS VEZES, SUPERA A NECESSIDADE DE MUITOS."



Com qual dos dois você concorda, levando em conta os postulados doutrinários, sobre essa questão da necessidade?

Kirk? Spock? Os dois? Ou nenhum dos dois? Por quê?

Necessidade ou necessidades? O Livro dos Espíritos fala que o ser tem várias necessidades: necessidade do trabalho, necessidade da vida social, necessidade do bem e mais.

A pergunta trata de necessidade em sentido abrangente e nao especifico, sendo necessario, para responder uma abordagem mais entranhada nos reconditos do Livro dos Espíritos, pois nao é o tipo de pergunta que se possa responder citando "ipsis literis" o que Allan Kardec tenha dito, sendo preciso desenvolver até mesmo um estudo ligando questoes que aparentemente estao isoladas e distantes umas das outras, como as "necessidades" das quais falei acima e mais uma dica: a questao que diz que numa sociedade organizada segundo as leis do Cristo, ninguem morrerá de fome.

Por outro lado, pode ser que a pergunta nao tenha nada a ver com a doutrina, mas... será mesmo que não tem? Creio que é pergunta nao para citar Kardec, mas para se pensar em cima de muita coisa do que ele disse. Mas, isso so será conseguido mediante uma participação maior de todos, pois quero mostrar que não há respostas prontas na doutrina, mas há todo um processo de pensar, de filosofar dentro das bases e tirando as absurdas e antidoutrinarias, so havera um processo de pensar espiritamente. 



Bom, eu entendo que a pergunta é um tanto complexa, pois trata de assuntos não tratados diretamente na Codificação, porém possível de se chegar a uma resposta, mediante análise de diversos itens das obras básicas, e reunindo-se diversos pontos de vistas baseados nas mesmas, chegarmos bem próximo numa conclusão sobre a questão que o tópico traz, pois a pergunta “quem estaria certo, Kirk (necessidade de um apenas) e Spock (necessidade da maioria)” é o tipo de pergunta que requer que se pense espiritamente sobre diversas coisas, aparentemente distintas na Codificação, para se chegar a uma resposta (ou varias), não sendo respondível apenas pelas citações de frases padrões do Codificador. Isto é filosofar.

No Livro dos Espíritos, há referencias a diversas “necessidades”, tais como da vida social, do trabalho, do bem e outras mais, inerentes ao ser, também a questão da caridade ou da que fala que numa sociedade organizada como a do Cristo ninguém morreria de fome, a do orgulho e egoísmo e etc. Se observarmos a frase do Kirk, ela já nos dá uma pista, quando fala que “AS VEZES”, a necessidade de um supera a necessidade de muitos (ou seja, tem um caráter excepcional, que não constitui regra) e na de Spock temos uma regra geral, quase uma lei, se deduzindo que a necessidade social, do coletivo obedece a uma superioridade sobre a necessidade individual (vide necessidade da vida social, no LE). Temos que ver também que essa necessidade individual pode, AS VEZES, obedecer a um capricho egoísta, mas quando ela é causada por orgulho, omissão e egoísmo da sociedade, a necessidade de um só merece atenção (vide a questao da esmola e as partes que falam da caridade).

Além do mais, a coletividade é formada por indivíduos, portanto cada necessidade individual é importante e afeta a sociedade se não for atendida, mas há que se ver, se a referida necessidade individual, não é causada pelo orgulho ou pelo egoísmo, pois isso também afeta a coletividade, causando necessidades da e na coletividade.

Como diria também Spock, Vida Longa e Próspera para todos. Fascinante!




Nenhum comentário:

Postar um comentário