domingo, 1 de abril de 2012

O Que Não É Espiritismo


Aqui nesta foto temos uma mostra do que NÃO É ESPIRITISMO. Os mais desatentos podem até pensar que se trata de propaganda Neopentecostal, pois parece. Mas, se trata de espiritas ou melhor, de Neopentecospíritas.


O artigo que lerão é uma versão  revista e simplificada em parte, e ampliada em outras, do artigo publicado originalmente por Artur Felipe Azevedo, que por sua vez, baseou-se em tópico de comunidade orkutiana.


Dentro da proposta de levar ao conhecimento geral o que é a Doutrina Espírita, listaremos aqui algumas práticas e conceitos que nada têm a ver com o Espiritismo, embora sejam divulgadas em alguns núcleos sincréticos como sendo corroboradas pela Doutrina.


Sabemos que o povo brasileiro tem uma forte tendência ao sincretismo, sendo que espíritos e indivíduos encarnados têm explorado tal atavismo com o intuito de promover, intencionalmente ou não, a confusão, com o qual desejam minar a proposta espírita, tal qual foi feito com o Cristianismo, transformado em uma autêntica colcha de retalhos devido às centenas de interpretações e desinteligências entre seus adeptos ao longo do tempo.



Vamos, então, a essa extensa lista:

1 - Kardecismo 
termo impróprio e não presente na Codificação.

2 - Crença na existência de "almas gêmeas";
* termos inventado pelo espírito Emmanuel contrariamente a Kardec.

3 - Incorporação 
termo inexato, uma vez que nenhum espírito "entra" no corpo de um encarnado;

4 - Apometria;

5 - Animais no plano espiritual 
* o espírito André Luiz diz que viu cães e aves comedoras de residuos mentais no umbral, e outros mais, contradizendo os espíritos superiores da Codificação segundo os quais os animais reencarnam quase imediatamente não tendo tempo para se relacionar com outros seres. 

6 - Médiuns perfeitos 
* Kardec fala em O Livro dos Mediuns que não existem mediuns perfeitos, mas os espiritas brasileiros contrariando a lição do codificador, acham Chico Xavier um medium perfeito.

7 - Mesa branca 
a toalha colocada sobre as mesas dos Centros pode ser de qualquer cor, e nem há "linhas" espíritas. O Espiritismo é um só, aquele codificado por Allan Kardec a partir de 1857);

8 - Assistencialismo institucional 
a proposta espírita visa o esclarecimento, a caridade moral. Os Centros podem ou não dedicar-se à caridade material.

9 - Hinário "espírita" 
o Espiritismo dispensa cantorias ou espetáculos de adoração exterior, não havendo necessidade alguma de musica para se criar ambiencia. Show da Fé é em outro lugar.

10 - Exilados de Capela 
teoria sem comprovação e sem embasamento doutrinário. 

11 - Sincretismo 
o Espiritismo possui axiomas e princípios que lhes são próprios, não se coadunando com práticas de movimentos religiosos, embora respeite todas as religiões e identifique alguns dos seus ensinos como sendo reflexos da Verdade);

12 - Idolatria a médiuns e espíritos
* Temos no Movimento Espirita Brasileiro uma legião de espíritas que idolatram Chico, André Luiz, Emmanuel, Divaldo Franco, Joanna de Ângelis, ....

13 - Mariolatria 
o fato de ter sido mãe biológica de Jesus nada tem a ver com sua suposta elevação espiritual. A Mariolatria vem de Bezerra de Menezes e de Chico Xavier (que eram e jamais deixaram de ser catolicos);

14 - Obrigação de "frequência" a centro espírita;

15 - Consulência;

16 - Casamentos, batizados, bençãos e formaturas
* Não existem essas e outras cerimonias no espiritismo

17 - Culto no lar
 * No espiritismo não existem cultos ou rituais de especie alguma. Aliás, o nome completo é culto do evangelho no lar., onde se lê e cultua... o evangelho.  

18 - Uso de imagens, altares, pinturas, símbolos, velas, pirâmides, incensos, defumadores, banhos de "descarrego", amuletos e talismãs;
* Toda essa confusão se deve a confundirem espiritismo com esoterismo, umbanda, rosacrucianismo e outras;

19 - Simpatias;
* Não há simpatias no espiritismo

20 - Prece mecânica e/ou decorada 
* A prece deve sempre ser sincera;

21 - "Dono" de centro espírita;
* Só há  o Presidente do centro.

22 - Corrente de orações;

23 - Vegetarianismo 
* Kardec: "A abstenção de certos alimentos, prescrita entre diversos povos, funda-se na razão?"

“Tudo aquilo de que o homem se possa alimentar, sem prejuízo para a sua saúde, é permitido. Mas os legisladores puderam interditar alguns alimentos com uma finalidade útil. E para dar maior crédito às suas leis apresentaram-nas como provindas de Deus”. (O Livro dos Espíritos, questao 721 )

24 - Astrologia ou adoção de signos astrológicos 
* Não há, ao contrário do que disse Emmanuel, nenhuma razão de ser na astrologia

25 - Planeta chupão 
* Outra bobagem dita por Chico Xavier e encorajada por Emmanuel favorecendo o espírito Ramatís. Esse tal planeta Chupão seria também o planeta Nibiru ou Hercolubus e ainda foi chamado por Ramatís de Astro Higienizador.

26 - Virgindade de Maria;
* Vide o item 13.

27 - Comemoração de datas religiosas;
* O espírita não tem feriados espíritas. Nem mesmo o dia 18 de abril.

28 - Elementais (duendes, fadas, etc.);

29 - Crianças índigo, cristal ou equivalentes 
* Essa foi uma bobagem dita por Divaldo Pereira Franco, que disse que crianças especiais nasceriam a partir dos anos 70 (indigo) e outras mais especiais ainda nasceriam a partir de 2000 (cristal)

30 - Corpo fluídico de Jesus 
teoria rustenista inspirada no docetismo que não encontra respaldo na Doutrina. Jesus teve um corpo carnal, como todos nós;

31 - Vale dos suicidas, dos drogados, dos tatuados, etc.; 
* Esses vales todos simplesmente não vale nada, pois  não está respaldado na doutrina.

32 - Jesus como "salvador", "cordeiro de Deus", etc.;
* Visão puramente catolica.

33 - Crença na existência de alguma "Casa Máter" do Espiritismo;
* Título dado pela FEB a si mesma, só que ela é casa mater do Roustainismo e do misticismo que invadiu o espiritismo no Brasil.

34 - Brasil como pátria escolhida por Deus, "coração do mundo, pátria do Evangelho";
* Lenda escrita por Chico Xavier na qual Jesus aparece chorando por nao saber onde fica o Brasil.

35 - Crença em Anticristo, Satanás, inferno e penas eternas 
* Satanás é uma alegoria, o inferno é outra alegoria de nossa inferioridade e penas eternas nao existe.

36 - Jesus como Governador da Terra 
*Onde que eles viram isso na Doutrina??? Na doutrina nao viram, até porque a doutrina não se centraliza em nenhuma figura, nem mesmo em Jesus  que é, para os espiritas, e não é pouca coisa, o guia e modelo da hhumanidade (questao 625 do Livro dos Espiritos). Esse Jesus governador da Terra, devem ter tirado do esoterismo, cuja Grande Fraternidade Branca (uma especie de comunidade de espiritos puros) tipo que se revezam no Governo da Terra.

37 – Evangelização
* Criação do catolicizado Movimento Espirita Brasileiro que se esqueceu de espiritizar e preferiu usar algo mmais cristao, o evangelizar. Algo que emburrece e não resolve.

38 -  Água Fluidificada
* Lembra a água benta da igreja católica, que já existia, né? Lembra, porque foi baseado nela, já que não é sequer comentada na codificação.

39 -  Passes
*Leia mais em Efeito Passebo

40 – Colônias Espirituais/Umbral
*  As colonias foram criaçao do espírito Andre Luiz bem como o Umbral, que não preciso dizer estão fora da Codificação e são inexistentes. André apresenta colonias onde espiritos se sujam, tem necessidade de banhar-se e tomam banho, sentem fome e comem, um usa até um cajado pra se sustentar (e é governador da colonia) vivem numa fortaleza com armas eletricas para afugentar os espiritos que estao no Umbral, que é uma versão do inferno catolico que por sua vez é uma cópia do Hades dos gregos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Pior que isso é achar que todas as respostas sobre a vida e a morte, o material e espiritual estão em 5 livros usando metáforas e exemplos tirados do conhecimento humano materialista do século XIX..

    ResponderExcluir