terça-feira, 8 de maio de 2012

Nosso Lar e a Ditadura Vargas





Reproduzo este artigo, escrito pelo pesquisador Dr. Iso Jorge Teixeira que comenta estudos enviados por MATHEUS UHLMANN, o qual demonstra de forma consistente que o livro “Nosso Lar”, “psicografado” por Chico Xavier, teria forte conotação política com a Era Vargas, período em que o livro foi escrito. Trago-o aos senhores, para que possamos analisá-lo com racionalidade e assim, emitirmos o nosso parecer, sem julgamentos "ad hominem".

Determinados livros mediúnicos e mensagens estão afastando cada vez mais as pessoas da “Doutrina dos Espíritos”, pois algumas excrescências doutrinárias são tidas como verdadeira Doutrina, como estas - de “aves chocando ovos” na erraticidade e « crianças nascendo » em NOSSO LAR!... A propósito, recebemos a seguinte mensagem no dia 28 de julho/2005 :

« Conheci hoje alguns artigos seus nos sites: Panorama Espírita, Portal do Espírito e Terra Espiritual. Não pretendo lhe incomodar, acredito que você receba muitos e-mails, só gostaria de saber sua opinião sobre uma comparação que vi no orkut (conhece?) sobre o Nosso Lar e o período político vivido no Brasil na época:

Matheus U.

Nosso lar é a Ditadura Vargas 26/7/2005 13:01. Percebam a semelhança do sistema político de Nosso Lar com a ditadura de Getúlio Vargas, sistema vigente quando a obra foi escrita:

"Terríveis ameaças pairavam sobre todos. Ele (governador), (...) mandou fechar provisoriamente o Ministério da Comunicação, determinou funcionassem todos os calabouços da Regeneração, para isolamento dos recalcitrantes, advertiu o Ministério do Esclarecimento" (fonte: Nosso Lar,pág 56.)

"Alegando a existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen ) Getúlio fechou o Congresso Nacional(...) A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu inimigos políticos," (fonte: HistoriaNet)

E ainda continuando... "(...) advertiu o Ministério do Esclarecimento cujas impertinências suportou mais de trinta anos consecutivos, proibiu temporariamente os auxílios às regiões inferiores, e, pela primeira vez na sua administração, mandou ligar as baterias elétricas das muralhas da cidade, para emissão de dardos magnéticos a serviço da defesa comum. Não houve combate, nem ofensiva da colônia, mas resistência resoluta."

Ou seja, o governador recorreu às armas, da mesma forma que Getúlio Vargas o fez.”

Prossegue o texto do Sr. MATHEUS UHLMANN:
“(...) Outra evidência é o período no qual o governador da colônia estava no poder: 114 anos, denotando a falta da democracia em Nosso Lar. Some-se a isso, a maneira como é descrito no livro, um "pai", mesma visão que Getúlio Vargas procurava demonstrar para o povo.

Com que objetivo isso foi escrito, coloco em debate. Mas que as semelhanças são muito fortes e o livro serviu de apoio para justificar o golpe, isso serviu. No mínimo, há animismo forte na obra. Abraços.”
 DOUGLAS RAMOS – Santos – SP

Após perguntarmos quem eram o autor da referida comparação, disse-nos o confrade Sr. DOUGLAS RAMOS:

“A comparação é de MATHEUS UHLMANN, ele tem um site:http://www.cetus.fot.br/ O orkut é um site onde as pessoas criam um perfil próprio e criam comunidades de seu interesse, por exemplo, espiritismo. Na comunidade espiritismo podemos fazer perguntas ou deixar um assunto para se discutir e as pessoas respondem. Basicamente é isso. Até mais .Douglas.

Sem dúvida, a comparação feita pelo Sr. MATHEUS UHLMANN é bem interessante e pertinente, até porque o livro “NOSSO LAR” foi concluído em outubro/1943, ou seja, ainda na Era VARGAS, pois sabemos que a Era VARGAS iniciou-se em 1930 e GETÚLIO VARGAS foi deposto em 1945...

É interessante lembrar que o trecho, acima, extraído de “NOSSO LAR”citado pelo Sr. UHLMANN refere-se ao capítulo 9, intitulado “PROBLEMA DE ALIMENTAÇÃO”, ou seja, os recém-chegados ao “NOSSO LAR”estariam exigindo mais e mais alimentos, de acordo com seus desejos terrenos, como diz o texto do livro:

“Muitos recém-chegados ao “NOSSO LAR” duplicavam exigência. Queriam mesas lautas, bebidas excitantes, dilatando velhos vícios terrenos. APENAS O MINISTÉRIO DA UNIÃO DIVINA FICOU IMUNE DE TAIS ABUSOS, PELAS CARACTERÍSTICAS QUE LHE SÃO PRÓPRIAS; no entanto, os demais viviam sobrecarregados de angustiosos problemas dessa ordem. O Governador atual, todavia, não poupou esforços. Tão logo assumiu obrigações administrativas, adotou providências justas. Antigos missionários, daqui, puseram-se ao corrente de curiosos acontecimentos. Disseram-me que a pedido da Governadoria, vieram duzentos instrutores de uma esfera muito elevada, a fim de espalharem novos conhecimentos, relativos à ciência da respiração e da absorção de princípios vitais da atmosfera.” – grifo nosso - (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER - Nosso Lar - ditado pelo espírito ANDRÉ LUIZ - Edit. FEB - RJ - 36 ed. - 1989. - p. 54-55).

Bem, aí estão mais algumas inconsistências doutrinárias do referido livro. Não vamos repetir aqui o que já dissemos alhures, só gostaríamos de ressaltar a resposta da questão 253 de “O Livro dos Espíritos”, ou seja, OS ESPÍRITOS NÃO EXPERIMENTAM AS NOSSAS NECESSIDADES, PORQUE SÃO ESPÍRITOS... Quanto ao argumento, sofismático, que sempre surge, dos andreluisistas, de que os Espíritos inferiores ainda teriam necessidade de alimentos, e que a questão 253 referir-se-ia aos Espíritos medianos e superiores, a nossa réplica é que se leia a resposta da questão 255 de OLE, isto é, se a referência fosse aos Espíritos Superiores, não haveria “angústias morais”, como se lê na resposta desta questão...

Ora, todo “NOSSO LAR”estaria sofrendo de abuso alimentar, com a única exceção do MINISTÉRIO DA UNIÃO DIVINA!... Só para argumentarmos, em tese, a solução, então, seria ensinar a absorção de “ar” àqueles desencarnados?! Devido a puerilidades tais, pseudocientíficas, que os Homens de Ciência se afastam do Espiritismo! E o pior, é que os desencarnados estariam passando “fome”, como ocorria freqüentemente na Grande Guerra e o que teriam feito em “NOSSO LAR”teria sido enviá-los para o calabouço, oferecer “ar” e ameaçar a todos com choques, com “dardos magnéticos”. Seria cabível isto numa instância mais superior de “Nosso Lar”, isto é, no “Ministério da União Divina”?!...

Outro aspecto destacado pelo Sr. MATHEUS UHLMANN é a questão do “fechamento” do Ministério da COMUNICAÇÃO!!!... Ora, no momento em que os espíritos recém-desencarnados mais precisam de comunicação o Ministério é fechado?!!!!... Está correta, a nosso ver, a crítica de que “FALTA DEMOCRACIA EM NOSSO LAR”...

Haveria coisas boas em “Nosso Lar”? Já o dissemos alhures, sim! Não obstante, a maior parte do livro é uma grande “moxinifada”...
Cópia excessivamente imperfeita da Terra - EPÍLOGO

Por tudo isto, caríssimo leitor DOUGLAS RAMOS, acreditamos que a comparação deste trecho de “NOSSO LAR” com a Era VARGAS é muito pertinente, principalmente se considerarmos que, apesar de grandes conquistas do povo trabalhador conseguidas no seu governo, houve muitos excessos na Ditadura de GETÚLIO VARGAS, excessos estes que ANDRÉ LUIZ faz pressupor existisse em “Nosso Lar”, enfim, haveria uma cópia excessivamente imperfeita da Terra em “Nosso Lar”, isto é, o contrário do que argumentam os andreluisistas, e que outros repetem como papagaios; aliás, sem nenhuma sustentação doutrinária neste ponto. Tais repetições ocorrem em vários assuntos, como na suposta existência dos espíritos ovóides, em que o respeitadíssimo HERCULANO PIRES disse:

“André Luiz manifesta-se como um neófito empolgado pela doutrina, empregando às vezes termos que destoam da terminologia doutrinária e conceitos que nem sempre se ajustam aos princípios espíritas.” (VAMPIRISMO, Edit. Paidéia, São Paulo, 1a. edição, 1980, p. 15-16).

Parabéns Sr. MATHEUS UHLMANN pela correta analogia, pois ela traz à tona mais uma inconsistência do livro “Nosso Lar”, possivelmente mais um aspecto de animismo do CHICO ou, quem sabe, mais um sinal do dedo da antiga FEB, truculenta e autoritária, em sintonia com o governo VARGAS, tanto em 1943 com a desencarnação de GUILLON RIBEIRO, quanto a seguir, com a ascensão de WANTUIL DE FREITAS à Presidência da FEB...

Obrigado confrade DOUGLAS RAMOS, pela confiança ao solicitar a nossa opinião sobre o assunto, que me parece interessante, tanto para a História quanto para o movimento espírita contemporâneo...

Um comentário:

  1. Jorge boa tarde. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu Blog, que está na lista dos Blogs que indico. Aliás, alguns de seus artigos foram publicados no meu Blog Um Olhar Espírita, cujo site é http://umolharespirita1.blogspot.com.br//. Abraço.

    ResponderExcluir