quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O "Homem-Aranha"

Muitos já devem ter ouvido a famosa frase do personagem Homem-Aranha: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. 

E qual poder que temos e que nos acarreta responsabilidades? O conhecimento, sem dúvida, poderíamos dizer que é nosso grande poder na atualidade e conforme o conhecimento, é inegável que quanto mais bem e justamente utilizado, a responsabilidade sobre ele é grande, é aumentada, pois não falo de “cobrança” feita pelos outros, mas sim da nossa própria consciência, que segundo os espíritos, é onde está escrita a lei de Deus. E nossa consciência não se engana, por mais que queiramos enganá-la.

Aliás, Kardec, em Obras Póstumas, deixou registrado acerca das aristocracias, que a penúltima deles seria justamente a aristocracia intelectual ou da inteligência, sendo a última aristocracia a intelecto-moral, pois afirma Kardec que o desenvolvimento intelectual sem o guia dos princípios morais pode ter conseqüências desastrosas para a Humanidade. "Por outro lado, a simples moralidade pode não ter capacidade. É, pois, necessário a união da inteligência e da moralidade para haver legítima preponderância, a que a massa se submeterá, confiada em suas luzes e justiça. Será esta a última aristocracia".
E como o Espiritismo pode contribuir para que tomemos as melhores decisões?

Kardec, em A Gênese diz que “A fraternidade deve ser a pedra angular da nova ordem social; mas não há fraternidade real, sólida e efetiva se ela não estiver apoiada sobre uma base inquebrantável; esta base é a fé; não a fé em tais ou quais dogmas particulares que mudam com os tempos e os povos e se lançam a pedra, porque em se anatematizando, eles mantêm o antagonismo; mas a fé nos princípios fundamentais que todo mundo possa aceitar: Deus, a alma, o futuro, O PROGRESSO INDIVIDUAL INDEFINIDO, A PERPETUIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE OS SERES. Quando todos os homens estiverem convencidos de que Deus é o mesmo para todos, que este Deus soberanamente justo e bom, nunca pode querer injustiça, que o mal vem dos homens e nunca d’Ele, eles se olharão como irmãos de um mesmo pai e se estenderão a mão”.
Estamos usando o nosso poder (o conhecimento espírita), com responsabilidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário